Companheiros e Companheiras,

 

 

Neste Brasilzão de Deus tem dia para tudo.

E nós pensamos… Porque não tem, dia para nós, uma imensa categoria de trabalhadores e trabalhadoras, fundamental para o funcionamento da sociedade: os produtores de papel.

E começamos a marcar a data de 20 de setembro, início da primavera, a estação mais linda do ano, com o batismo de Dia dos Papeleiros e das Papeleiras do Brasil.

E temos marcado esta data com muita festa e confraternização, mas também com a reflexão sobre a nossa situação e também com luta pelos nossos direitos e pela ampliação das nossas conquistas econômicas e sociais.

Nós comemoramos, mas não esquecemos que temos muito ainda que lutar para melhorar as nossas condições de trabalho e de vida.

Nós fazemos festa, mas não esquecemos de levar as nossas faixas e levantar bem alto as nossas bandeiras.

E é assim que temos marcado o dia dos papeleiros e papeleiras.

Comemoramos porque a vida não é só trabalho, produção e mais produção e lucro para o patrão.

Precisamos de salário digno, de respeito, de jornadas menores, de tempo para o estudo, o lazer, o esporte, a convivência com a família.

Queremos o trabalho decente, digno, e compensação pelos nossos resultados. É por isso  que o Dia do Papeleiro não pode ser só festa tem que ter festa e luta!

É como o Dia Internacional do Trabalho – o 1º de Maio – instituído como reconhecimento da luta dos trabalhadores que deram as suas vidas em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

Que levantaram a bandeira da classe trabalhadora contra a exploração e a opressão.

O Dia dos Papeleiros e Papeleiras é também uma grande homenagem que fazemos a estes companheiros que tombaram na luta!

Por tudo isso, o Dia dos Papeleiros tem um significado muito especial para nós e deve fazer parte da rica história dos trabalhadores e das trabalhadoras, na construção de um mundo novo, mais justo, mais humano, onde não haja a violência, a discriminação, a desigualdade, e exploração e a opressão. Um mundo radioso, de futuro e felicidade para os que vêm depois.

Viva o Dia dos Papeleiros e Papeleiras do Brasil!

 

 

Parabéns!!!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *