PRECISAMOS FALAR COM OS HOMENS

Prezadas companheiras mulheres,

Dia 8 de Março foi consagrado como o Dia Internacional da Mulher.  A história registra que no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

 

 Hoje, 159 anos depois, as mulheres ainda lutam pela redução da jornada de trabalho, por salários igual aos dos homens, por melhorias no ambiente de trabalho, contra as discriminações, o preconceito, a violência no lar, contra o assédio moral e sexual no trabalho, contra o machismo, por locais adequados para deixar os filhos quando vão para ao trabalho e por mudanças na legislação e na sociedade que lhes permitam enfrentar sua dupla jornada e viver dignamente.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel  do Paraná, saúda as mulheres papeleiras e as demais trabalhadoras neste dia, incorpora estas bandeiras de luta e apoiará as manifestações marcadas para acontecer em todo o Brasil, pela igualdade de direitos, pela democracia, contra a violência e pela sua emancipação.

A ONU – Organização das Nações Unidas, está lançando uma pesquisa e uma campanha, “Precisamos Falar com os Homens”. O objetivo é fazer um levantamento e fazer o debate acerca de temas como o machismo, a violência entre parceiros, o feminismo, que segundo a Secretaria da Mulher da nossa Central a CTB, “contribui para a construção de uma sociedade mais avançada, humana e igualitária”.

Queremos desejar a todas as mulheres, neste seu dia, que sejam sempre felizes em sua luta, porque esta luta não é somente das mulheres é também dos homens que ao lado delas, de mãos dadas, haverão de enfrentar as dificuldades que impedem mulheres e homens de viver com dignidade na busca sempre da felicidade que todos nós almejamos.

 

                       Viva a Dia Internacional da Mulher!  08 de Março:                           

 

 

                       Agenor Neto – Presidente