O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, abriu nesta terça-feira (1º), a 99ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), em Brasília (DF).

Rossetto destacou os desafios dos secretários e do Ministério para “irrigar estruturas eficientes de trabalho”, e a importância da atualização da legislação do Sistema Nacional de Emprego (Sine), um dos principais temas do encontro. “Minha expectativa é que possamos rapidamente transformar essa atualização em uma iniciativa política importante para o nosso país porque ela organiza responsabilidades comuns federativas, para termos um sistema nacional mais organizado, competências de governança mais claras e eficientes”, afirmou.

 

 

 

As secretarias e o MTPS estão debatendo a padronização do atendimento ao público na rede Sine e novas formas de articulação entre estados, municípios e governo federal que ampliem e qualifiquem esse atendimento ao público trabalhador.

 

 

 

O Fórum reúne os titulares das secretarias estaduais de Trabalho e a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. E esta edição contou com a participação do diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek.

 

 

 

Reunião Sinait – Miguel Rossetto recebeu na tarde desta terça-feira (1º) o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), na sede do ministério, em Brasília. Os representantes do sindicato apresentaram ao ministro uma pauta de reivindicações sobre questões de remuneração e condições de trabalho dos auditores.

 

 

 

Na reunião, Rossetto recebeu e debateu todos os pontos da pauta do Sinait. “O ministério está empenhado na solução das demandas apresentadas, debatendo todos os temas, e buscando encerrar esta etapa de negociação”, afirmou o ministro ao término da reunião.

 

 

 

Fonte: MTE