O Brasil na Rua – Manifestações de Junho

 

Pronunciamento do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Papel

(STIPapel– PR), Agenor Neto, sobre as recentes manifestações de rua ocorridas no Brasil.

 

Nós do movimento sindical brasileiro, estivemos presentes em todas as lutas que mobilizaram a população de nosso país: lutamos pelo fim da Ditadura, pelas Diretas Já, pela Assembleia Constituinte, pelo Impeachment de Collor. E em todos estes momentos, estivemos lutando pelos direitos dos trabalhadores e demais cidadãos

Portanto, é com otimismo que observamos este levante popular e espontâneo, que contagiou toda a população do país no mês de Junho – em especial, a juvenude; levando as ruas um número bastante significativo de brasileiros.

Entendemos que os motivos para protestar são muitos, de fato, e que atingem todos os cidadãos. Nesta linha, a luta por uma Reforma Política deve estar em primeiro plano.  Mas precisamos também de uma verdadeira revolução na Educação e na Saúde, que deixam muito a desejar, comprometendo o presente e o futuro da Nação.

Além disso, temos pautas específicas relativas a classe trabalhadora, como foi indicado No Dia Nacional de Luta, em 11 de Julho. Nesse momento, reivindicávamos: o Fim do Fator Previdenciário; Reajuste Digno para Aposentados; Contra o Projeto de Lei 4330/04  conhecida como Lei da Terceirização, e por uma jornada de 40 horas semanais sem redução de salário.

Pensamos que, com essas novas mobilizações acontecendo de maneira transversal por meio das redes sociais, poderemos congregar metas, construindo consensos e focar objetivos comuns, a exemplo de como se constituiu o próprio movimento sindical do qual fazemos parte. Avante Brasil!