Agência Senado

 

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta segunda-feira (2) mudança do índice de correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ele disse que é preciso prevenir perdas para os trabalhadores, como as que ocorreram nos últimos anos.


Paim reclamou que o FGTS tem tido perdas bilionárias, e uma das causas desses prejuízos, observou, é que as contas dos trabalhadores são corrigidas pela taxa referencial, a TR, que dá cerca de 3% ao ano.


Fraudes nas empresas, que não repassam as contribuições recolhidas, e perdas provocadas por planos econômicos são algumas das outras causas de perdas do FGTS citadas por Paulo Paim.


– O FGTS é fruto do trabalho diário dos trabalhadores. Eles teriam mais que o direito de receber, pelo menos, como se tivesse guardando o dinheiro na poupança no ato da aposentadoria. Calcula-se que somente a manutenção da TR como fator de atualização monetária dos saldos seja responsável por um expurgo ou prejuízo de 210 bilhões de reais – lamentou.

 Paulo Paim destacou que a ONG Instituto FGTS Fácil discutiu hoje no Rio de Janeiro propostas para resguardar os interesses dos trabalhadores. Entre elas, o projeto de lei do próprio Paim que visa melhorar a remuneração das contas do FGTS.